Um fluido de Usinagem é um líquido que é aplicado na ferramenta e no material que está sendo usinado, a fim de facilitar a operação do corte. Os fluidos de corte são utilizados na indústria com a função de refrigerar, lubrificar, proteger contra a oxidação e limpar a região da usinagem.
Após refrigerar a ferramenta e a peça, o fluido cai para a mesa onde é recolhido por canais e levado por meio de um tubo para o reservatório, assim a bomba aspira novamente o fluido para devolvê-lo sobre a ferramenta e a superfície do trabalho.
Para um melhor desempenho do fluido de corte recomenda-se armazená-lo em local adequado e limpo; para não ficar contaminados ele pode ser limpo por meio de decantação e filtração; a aplicação do fluido deve ser na ponta da ferramenta evitando o choque térmico e a distorção.
Os cuidados, porém não devem se restringir apenas aos fluidos, mas também precisam de ser estendidos aos operadores que o manipulam. Alguns cuidados a serem tomados:
Fluídos Solúveis Minerais
Formam emulsões leitosas quando misturados com água. Possuem boas propriedades lubrificantes, produzem bom acabamento nas peças e são mais baratos se comparado aos semi-sintéticos ou sintéticos. Possuem a desvantagem de serem menos refrigerantes e se deterioram mais rapidamente devido ao ataque de bactérias.
Fluídos Solúveis Semi-sintéticos
Possuem suficiente poder lubrificante para aplicações moderadas e pesadas, boas propriedades de umectação, permitindo mais altas velocidades e avanços, melhores propriedades de decantação e limpeza e maior resistência ao ataque das bactérias que os minerais. O custo é intermediário entre o mineral e o sintético.
Fluídos Solúveis Sintéticos
São constituídos de substâncias químicas que formam soluções em água. Os tipos mais simples consistem de sais orgânicos e inorgânicos dissolvidos em água e são usados principalmente como fluidos para retificação de desbaste porque oferecem boa proteção anticorrosiva e boa refrigeração. Os tipos mais complexos contém agentes umectantes que permitem que o fluido se espalhe mais eficientemente sobre as superfícies, sendo considerados de uso geral, com boas propriedades de refrigeração e lubrificação, adequados então para serviço moderado a pesado. Mantém os poros do rebolo abertos, suas propriedades superiores de detergência e de decantação o tornam indicados para operações de alta velocidade e avanço. As soluções são estáveis, e pouco atacada por bactérias.
A qualidade da água é muito importante para o desempenho dos fluídos para usinagem solúveis em água. Duas características são fundamentais observar na hora da escolha da água para compor a mistura:
- Dureza da água - As emulsões devem ser feitas com água de dureza entre 5 e 20°d.
- PH da água - O pH da água utilizada para emulsão deve ser alcalina, ficando entre 8,5 e 10,0. Se o pH da água for muito baixo haverá formação de Oxidação (ferrugem ). PH muito alto também não é recomendado em função da saúde do operador da máquina. Fluido alcalino remove a gordura natural da pele facilitando a penetração de bactérias alem da desidratação da pele.
Obs.: De modo geral recomendamos a utilização de creme de proteção individual, devidamente registrado com número de C.A, como forma de protejer o operador dos efeitos indesejados ocasionados pelos líquidos utiizados nos processsos industriais de qualquer tipo.
Fluído de corte Integral
São fluídos composto por óleo base e aditivos especiais, não utilizam água na sua formulação e na mistura utilizada nas operações de usinagem.